Eventos

60º FESTIVAL DO FOLCLORE DE OLÍMPIA - Prefeito garante apoio ao evento e exposição permanente do Novo Museu com a Ministra da Cultura

60º FESTIVAL DO FOLCLORE DE OLÍMPIA - Prefeito garante apoio ao evento e exposição permanente do Novo Museu com a Ministra da Cultura

A última semana foi de agenda extensa e gestão do prefeito Fernando Cunha para demandas importantes da Estância Turística de Olímpia.

O chefe do Executivo esteve em Brasília em encontros com Ministros do Governo Federal, buscando apoio para projetos e ações da cidade do próximo ano.

O grande destaque foi a reunião com a Ministra da Cultura, Margareth Menezes, que teve como principais pautas o Festival do Folclore (FEFOL) e o Novo Museu de Olímpia, em busca de garantir recursos que ampliem ainda mais sua qualidade e visibilidade.

Durante o encontro, o prefeito apresentou à Ministra, que também é atriz, cantora e compositora brasileira, relevantes informações sobre a história do FEFOL, que no próximo ano, completa 60 anos de edições ininterruptas. Margareth inclusive já visitou o festival no passado.

A essência e a grandiosidade da festa olimpiense, que é o maior encontro da cultura popular brasileira, reunindo grupos de danças e manifestações culturais de todas as regiões do país, levou a Ministra a se comprometer em viabilizar a destinação de recursos federais para a realização do evento, preservando e difundindo a cultura popular.

Em 2024, o 60º Festival Nacional do Folclore será realizado na Estância Turística de Olímpia, que é oficialmente a Capital Nacional do Folclore, de 03 a 11 de agosto, com a expectativa de ser uma edição histórica.

O encontro ainda debateu outro projeto turístico e cultural importante da cidade, a implantação do Novo Museu do Folclore. O prédio, que foi inaugurado na abertura do 59º FEFOL, neste ano, terá uma nova concepção de acervo, que promete ser referência no país. Todo o estudo e elaboração estão sendo feitos por uma equipe especializada da Fundação Roberto Marinho (FRM), em uma parceria inédita com o município.

Para isso, a Fundação tem buscado a captação de recursos para a implantação de uma exposição permanente, via Sistema de Apoio às Leis de Incentivo à Cultura (Salic), cuja proposta foi admitida pela coordenadoria responsável, na última semana, uma vez que atende os requisitos de valorização e democratização da cultura. O processo segue em andamento pelos demais trâmites, sendo que, a pedido do prefeito, a ministra também garantiu uma atenção para viabilização da demanda.

A agenda com a Ministra foi intermediada pelo Ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, com quem o prefeito também esteve reunido para debater projetos estruturantes para o desenvolvimento de Olímpia. Os encontros foram acompanhados e tiveram o apoio ainda do integrante do PT de Olímpia, o advogado William Zanolli.

Outras notícias

Site Desenvolvido por
Agência UWEBS Criação de Sites