mais de quatro mil crianças e adolescentes aguardam em abrigos para serem adotados, e cerca de 36 mil adultos estão habilitados no SNA - Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento.
No sábado, 11 de novembro, integrantes do GAA Cura - Grupo de Apoio à Adoção se reuniram na OAB Barretos para uma palestra da presidente da Comissão da Adoção da OAB, Dra. Jéssica Aline Florêncio da Silva Pereira sobre as medidas para prevenção da "Devolução de Crianças e Adolescentes na Adoção”.
No último dia 9 de novembro foi celebrado o dia mundial da adoção e de acordo com os dados do CNJ - Conselho Nacional de Justiça, mais de quatro mil crianças e adolescentes aguardam em abrigos para serem adotados, e cerca de 36 mil adultos estão habilitados no SNA - Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento.
“A adoção é uma medida irrevogável, à criança ou ao adolescente, quando adotados, lhes são garantidos todos os direitos previstos em legislação. E, aos pais adotivos, todos os seus deveres. Durante esse processo, inclusive no estágio de convivência, infelizmente podem haver ocorrências de devoluções, uma atitude prejudicial e traumática para a criança que cria expectativas de ganhar uma família e acaba vivendo mais um abandono. Em alguns casos, se a criança evidenciar algum dano psicológico, o que normalmente acontece, o juiz pode até considerar um pagamento de indenização por danos morais ao menor de idade”, explicou dra. Jéssica, presidente do Grupo de Apoio à Adoção - Cura.