(Foto: Divulgação)
Edital do programa Carta de Crédito Associativo visa construir habitações seguras para baixa renda.
A cidade de Barretos poderá receber 200 novas moradias por meio de um edital lançado pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) nesta terça-feira (27). A ação é um chamamento à iniciativa privada para o credenciamento de projetos habitacionais em diversos municípios paulistas.
Empresas da construção civil e outros interessados em desenvolver esses empreendimentos em Barretos – sejam eles lotes, unidades habitacionais concluídas, em obras ou com projetos já aprovados – devem submeter suas propostas pelo site www.cdhu.sp.gov.br
. O período de inscrição iniciou em 28 de maio e segue até 18 de junho de 2025.
Este edital faz parte de um plano estadual para viabilizar 8.875 novas moradias através da modalidade Carta de Crédito Associativo (CCA). Para a Região Administrativa de Barretos, da qual a cidade de Barretos faz parte, estão previstas 230 novas unidades.
O programa Carta de Crédito Associativo permite que a CDHU financie a aquisição de moradias para famílias com renda de até cinco salários mínimos. Têm preferência aquelas que vivem em áreas de risco, recebem auxílio moradia ou estão inscritas em editais da Companhia. O financiamento é facilitado, com juro zero, parcelas que comprometem até 20% da renda e prazo de até 30 anos.
Um grande benefício para as famílias é a isenção de encargos durante a fase de obras, com a primeira prestação do financiamento vencendo apenas 30 dias após a entrega das chaves do imóvel. O Governo do Estado também arca com custos de ITBI, registro do imóvel e seguro durante a construção. O valor máximo estabelecido para as unidades habitacionais é de R$ 210 mil, e para lotes, de R$ 60 mil.
A CDHU busca, com essa parceria com o setor privado, agilizar a produção de habitações de interesse social, seguras e regulares.