Eventos

BARRETOS - Piquenique em comemoração ao Dia Internacional da Síndrome de Down reúne alunos da Rede Municipal de Ensino e da Apae

BARRETOS - Piquenique em comemoração ao Dia Internacional da Síndrome de Down reúne alunos da Rede Municipal de Ensino e da Apae

Evento contou com a presença da Prefeita Paula Lemos e do diretor do filme “Down Quixote”

Um divertido piquenique nesta sexta-feira, 22 de março, deu início às comemorações pelo Dia Internacional da Síndrome de Down em Barretos. O evento, realizado na Praça Poeta Nidoval Reis, a Pracinha da Primavera, reuniu alunos da Rede Municipal de Ensino, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), familiares e profissionais da educação em uma manhã repleta de música, brincadeiras e muita diversão.

A Prefeita Paula Lemos prestigiou o evento e revelou que a luta pela inclusão é uma causa que defende desde 2014, quando ainda era vereadora.

“A educação em Barretos tem essa característica inclusiva e a gente está aqui para isso. Para mostrar a capacidade de vocês e dizer para os pais que, com os estímulos adequados, eles vão poder morar sozinhos, fazer filmes, trabalhar, fazer o que eles desejarem. Fico muito feliz de poder estar mais um ano com vocês, com essa turma maravilhosa, com essas crianças incríveis”, disse.

Segundo a coordenadora do Setor de Inclusão da SME, Kelly Amorim, a Rede Municipal de Ensino atende hoje a 36 alunos com Síndrome de Down.

“Nossas escolas trabalharam a semana toda sobre tema, trazendo a importância e o entendimento pra todos os nossos alunos de que somos diferentes e que tudo bem. A gente trabalha as potencialidades, para que esse aluno possa se desenvolver em todo o seu potencial”, explicou.

Cícero Ramos da Silva, pai do Pedro, de 14 anos, contou que o evento é importante também para a troca de experiências entre os pais.

“Às vezes, uma palavra que serve pra mim vai servir pra outros também. Então, é muito importante, sempre estar tendo esses eventos e ele adora. A gente, sempre que pode, participa”, disse.

Madrinha do Felipe, de 6 anos, Luciana Borges Pires Cardoso, também aprovou o evento e disse que o garoto é uma criança bem ativa.

“Ele gosta de aventura, dormir em barraca, ir pescar, ir nadar, é uma criança super ativa, muito inteligente e muito amoroso”, contou.

O piquenique foi uma iniciativa da Prefeitura da Estância Turística de Barretos, por meio do Setor de Inclusão da Secretaria Municipal de Educação. Os vereadores Paçoca e Carlão do Basquete estiveram presentes.

“Down Quixote”

Em meio às ações de comemoração, ainda nesta sexta, às 19h, no Cine Barretos, a Prefeitura exibe o filme “Down Quixote”. Longa-metragem brasileiro com elenco 100% composto por atores com Síndrome de Down. A entrada é gratuita.

O diretor do filme, Leonardo Cortez, que fará um bate-papo com os espectadores do filme, esteve no piquenique e falou sobre a produção.

“Vocês vão ver um grande exemplo da potencialidade da pessoa com Síndrome de Down, porque quando a gente fala de Síndrome de Down temos a tendência de falar em deficiência, mas eu quis realmente fazer um filme para falar sobre a potencialidade. São 25 grandes atores contando a história do Dom Quixote, uma história complexa, repleta de poesia e de elementos teatrais, muito bem filmada, fotografada e bem produzida”, contou.

FURQUIM

Outras notícias

Site Desenvolvido por
Agência UWEBS Criação de Sites