Saúde

BARRETOS: QUARTA MORTE POR DENGUE É CONFIRMADA! Município já soma mais de 3.600 casos positivos

BARRETOS: QUARTA MORTE POR DENGUE É CONFIRMADA! Município já soma mais de 3.600 casos positivos

(Foto: Divulgação)
Vítima era um homem de 33 anos com comorbidades; cidade segue em alerta e intensificando ações contra o mosquito transmissor.

A epidemia de dengue em Barretos fez mais uma vítima. A Secretaria Municipal de Saúde confirmou, nesta sexta-feira (23), a quarta morte causada pela doença em 2024. O óbito foi de um homem de 33 anos com comorbidades, ocorrido no dia 8 de abril. Os dados foram atualizados pela Vigilância Epidemiológica do Município, com base em informações do Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE) do Estado.

Do início de janeiro até agora, Barretos já contabilizou 6.467 notificações de dengue, com 3.655 casos confirmados, 2.746 descartados e 66 aguardando resultado. Em relação à Chikungunya, foram 551 notificações, com 35 confirmações, 488 descartes e 28 em investigação.

O boletim aponta ainda que nove pessoas estão internadas com sintomas suspeitos de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti: cinco delas na Santa Casa e quatro no Hospital São Jorge.

Diante do cenário preocupante, a Prefeitura reforça os apelos à população: verifique seu quintal e elimine qualquer possível criadouro. O mosquito se reproduz em água parada e, por isso, recipientes acumuladores devem ser eliminados ou higienizados com frequência, inclusive os potes de água dos pets.

Ações de combate seguem intensas:

  • Nesta sexta (23): nebulização veicular nos bairros Marília e Jardim Alvorada, a partir das 17h30.

  • Segunda-feira (26): nebulização no Baroni, além de visitas casa a casa nos bairros Baroni, Jardim de Allah e Centro. Também está prevista a nebulização costal no Jardim Alvorada e Marília.

A Prefeitura orienta os moradores a abrirem portas, janelas e portões para que o inseticida penetre nos imóveis e tenha eficácia.

Vacinação contra a dengue:
A campanha segue para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. A vacinação é feita:

  • De segunda a sexta, das 8h às 16h, em todas as UBSs.

  • No Postão, das 8h às 12h.

Pais e responsáveis devem se atentar à segunda dose, que é essencial para garantir a imunização completa.

Sintomas de dengue:

  • Febre alta

  • Dor intensa na cabeça e atrás dos olhos

  • Dores no corpo e articulações

  • Náuseas, vômitos e manchas na pele

Quem apresentar esses sinais deve procurar uma UBS ou a UPA da Via Conselheiro Antônio Prado, 1557, que funciona 24h por dia.

Outras notícias

Site Desenvolvido por
Agência UWEBS Criação de Sites