Prefeita Paula Lemos acompanhou a recepção de pais e alunos na Escola Municipal Maria Alves Barcellos de Oliveira e anunciou calendário de entrega de materiais e uniformes; Rede Municipal de Ensino adota mochila transparente como medida de segurança
As férias terminaram e o ano letivo de 2024 teve início nesta quarta-feira, 7 de fevereiro, para cerca de 13 mil alunos da Rede Municipal de Ensino da Estância Turística de Barretos. Para recepcionar alunos, a Prefeita Paula Lemos esteve na Escola Municipal Maria Alves Barcellos de Oliveira, no bairro São Francisco.
A Chefe do Executivo conversou com funcionários, pais e responsáveis, interagiu com os estudantes e apresentou os materiais: uniformes, mochilas, apostilas FTD e Mindlab, entre outros itens, que já começaram a ser entregues em todas as unidades escolares.
“O primeiro dia de aula é muito significativo para a criança, quando ela retorna para a escola. Aqui vocês podem ver os materiais que eles irão usar, temos o Trilhas, da FTD, que é usado em escolas particulares, os uniformes que serão entregues este mês, e que vocês receberão mais uma camiseta no meio do ano, materiais de uso coletivo para sala de aula, e muito mais”, disse.
“É muito gratificante estar aqui no primeiro dia do ano letivo, para dizer do nosso compromisso com as crianças e com vocês”, completou.
Calendário de Entregas
O momento marcou também o anúncio do Calendário de Entregas dos materiais que serão distribuídos pela Prefeitura aos quase 13 mil alunos. Como o volume é muito grande, a Secretaria Municipal de Educação preparou um cronograma que inicia junto com o ano letivo e se estende até o mês de abril. Em fevereiro serão entregues os materiais didáticos e uniformes; em março, entrega de mochilas e material escolar e em abril, o kit-higiene, juntamente com o início das ações do Programa Sorrindo para o Futuro.
A novidade deste ano é a mochila transparente, uma medida adotada nos Estados Unidos como medida de segurança, pois é possível verificar seu conteúdo.
“Aos pais e responsáveis uma orientação muito importante: não comprem material e nem uniformes, pois como nos anos anteriores, nossos alunos receberão apostilas, uniformes, mochilas, materiais escolares e kit-higiene, tudo novinho. Temos um calendário de entregas já estabelecido e os itens já estão chegando para a distribuição. Quanto à mochila, reforço que ao adotar o modelo transparente estamos adotando uma medida de segurança”, enfatizou a prefeita Paula.
Os materiais são classificados por faixa escolar e serão distribuídos kits individuais para Educação infantil, Ensino Fundamental do 1º ao 5º ano, Ensino fundamental do 6º ano 9º ano, Educação de Jovens e Adultos (EJA), além kits para projeto e kits de uso coletivo.
Sobre os kits de uso coletivo é importante destacar que eles são entregues de acordo com a quantidade de turmas de cada unidade de ensino e, pelo 3º ano consecutivo, serão entregues tendo em vista os benefícios deste material para a atuação dos professores.
O kit uniforme contém camiseta manga curta, camiseta regata, camiseta manga longa, jaqueta, calça de abrigo, short saia para meninas, short para meninos e mochila. As trocas que se fizerem necessárias ocorrerão após a entrega para toda a rede de ensino. O kit-higiene contempla nécessaire, sabonete líquido, álcool em gel, squeeze para água, estojo de higiene bucal com creme dental, fio dental e escova de dente.
Educação de Qualidade
A visita da prefeita Paula Lemos, da Secretária de Educação Jéssica Maria dos Santos e de representantes da SME à unidade de ensino, assim como em anos anteriores da atual gestão, marca o compromisso, monitoramento, acolhimento e integração com estudantes, funcionários e comunidade escolar.
“Muito obrigada por confiarem no nosso trabalho, por confiarem os maiores tesouros da vida de vocês às nossas mãos. E sabe por que vai dar tudo certo? Porque as mãos estão unidas, é a escola e a família juntas que cuidam dessas crianças. É a escola e a família juntas que fazem da educação de Barretos uma educação cada vez melhor. Desde quando assumiu, nossa prefeita colocou a educação como prioridade da sua gestão. E é por isso que a gente tem um uniforme de qualidade, material de qualidade, formação de profissionais de qualidade”, disse Jéssica.
Tradicionalmente, a primeira semana do ano letivo é marcada por atividades de acolhimento, integração, adaptação dos estudantes e revisão dos conteúdos escolares.
A E.M. Maria Alves Barcellos conta atualmente com 450 alunos, do 1° ao 5°ano do Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA), nos períodos da manhã, tarde e noite. Diretora da unidade, Andreza Lima de Almeida Marques, deu boas-vindas aos pais, responsáveis e alunos.
“É um prazer imenso receber todos vocês aqui nessa manhã, onde recebemos nossas crianças, que são o objetivo principal de nós estarmos aqui e sermos escola. Então, é com muito prazer que eu recebo as crianças, as nossas pérolas, e as famílias, que são conosco o cerne, aquilo que vai construir junto com a escola o futuro das nossas crianças”, disse. Ela também agradeceu à Prefeita e à Secretária de Educação pelo apoio. “Toda a equipe só consegue um bom resultado quando tem um apoio, quando o apoio é firme, quando as coisas chegam na hora, quando acontece e a gente consegue entregar para a comunidade, para as crianças, uma escola bonita, uma escola de excelência”, comentou.
Priscila Coutinho Vitorino é mãe do Antônio e da Rafaela, matriculados no 1° e no 5º ano, respectivamente, e elogiou a escola.
“Eu acho uma escola muito boa. A minha menina estuda aqui desde o primeiro ano e o menino é primeiro ano dele aqui. Nunca tive nada que reclamar. Eu agradeço a diretora, todos esses anos que a minha filha está aqui, porque se não fosse ela pegar no pé junto comigo, eu não sei o que seria”, disse.
Letícia Terneiro da Silva, mãe do Gabriel Terneiro Salles, do 4° ano, falou da expectativa para este ano.
“Expectativa de bastante estudo, ele aprendeu muito aqui. A escola é maravilhosa, não tem o que falar, não”. Ela também aprovou a iniciativa de uma segunda camiseta de uniforme no meio do ano. “É bom, porque só uma não dá, ainda mais meninos que sujam. Tem que ser sempre duas”, finalizou.