A Prefeitura de Bebedouro, através do Departamento de Meio Ambiente, com o objetivo de transformar a gestão de resíduos e promover uma cultura ambientalmente responsável, Bebedouro lançou oficialmente um novo sistema de coleta seletiva na quinta-feira (22/05).
A abertura do programa foi marcada por uma palestra de conscientização ambiental realizada no Senac, promovida pela YouGreen Cooperativa em parceria com a Prefeitura de Bebedouro e Senac. O evento reuniu secretários municipais, equipes multidisciplinares da prefeitura, diretores de escolas municipais e estaduais, além de autoridades locais.
(Foto: Divulgação)
Ação lançada no Senac reforça o papel de cada cidadão no cuidado com o meio ambiente e inicia nova fase na gestão de resíduos da cidade.
A palestra abordou temas relacionados à sustentabilidade e ao manejo de resíduos sólidos, destacando o atual cenário dos resíduos sólidos no Brasil, incluindo dados alarmantes sobre a geração crescente de lixo e os desafios enfrentados pelos municípios para garantir uma destinação adequada; os impactos ambientais da destinação incorreta de resíduos, como poluição do solo e da água, proliferação de doenças e emissão de gases do efeito estufa; a importância da separação correta e do papel individual na reciclagem, reforçando que a contribuição de cada cidadão é essencial para o sucesso do programa; e o engajamento das escolas na educação ambiental, na formação de uma geração mais consciente e comprometida com o Meio Ambiente.
A YouGreen Cooperativa, que será a responsável pela coleta seletiva em Bebedouro, apresentou o plano de atuação para a melhoria da gestão de resíduos na cidade. A proposta vai além da coleta, inclui ações educativas, capacitação de profissionais e acompanhamento dos resultados.
O vice-prefeito, Paulo Bianchini, participou da apresentação e acredita no envolvimento da população na coleta seletiva. “A coleta seletiva é mais do que um novo serviço, é uma mudança de mentalidade. Nossa meta é envolver a população no processo, começando pelas escolas, servidores públicos e comunidade”, afirmou.
Nos próximos dias, darão início a uma série de campanhas informativas e ações educativas voltadas à população, com orientações práticas sobre a separação dos resíduos e o calendário de coletas