Utilidade Pública

CATANDUVA: DIRIGIU, NÃO SOPROU! Recusa ao bafômetro rende multa pesada e suspensão da CNH

CATANDUVA: DIRIGIU, NÃO SOPROU! Recusa ao bafômetro rende multa pesada e suspensão da CNH

(Foto: Reprodução)
Seis condutores foram autuados durante blitz que integra ações estaduais contra acidentes de trânsito

Na última sexta-feira (2), uma operação do Detran-SP em Catanduva resultou na autuação de seis motoristas por recusarem o teste do bafômetro. A ação foi realizada na Rua Rio de Janeiro e contou com o apoio das polícias Militar, Civil e Técnico-Científica. No total, 306 veículos foram fiscalizados.

A iniciativa faz parte da estratégia estadual de prevenção a acidentes causados por condutores embriagados, um dos principais fatores de risco no trânsito. Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), tanto recusar o teste quanto dirigir sob efeito de álcool são infrações gravíssimas, com multa de R$ 2.934,70 e suspensão da carteira de habilitação. Em casos de reincidência em até 12 meses, o valor dobra e pode chegar a R$ 5.869,40.

Se o motorista for pego dirigindo com índice superior a 0,33 mg de álcool por litro de ar no teste do etilômetro, além da multa e da suspensão da CNH, responderá criminalmente e poderá ser preso por até 3 anos, conforme a chamada Lei Seca.

Estado em alerta

Além de Catanduva, a operação passou por outras 13 cidades do estado, incluindo Assis, Presidente Epitácio, Araçatuba, São Bernardo do Campo, Jacareí, Itu e Capital, totalizando 10.196 veículos fiscalizados. Foram 366 recusas ao bafômetro, 14 autuações por direção sob efeito de álcool e 2 casos de crime de trânsito.

Compromisso com a segurança

O Detran-SP segue empenhado em reduzir acidentes, promovendo operações frequentes e campanhas educativas. Atualmente, o órgão também implementa uma transformação digital nos serviços, com 76 dos 109 atendimentos já disponíveis online, eliminando a necessidade de deslocamento para boa parte das demandas.

Com mais de 35 milhões de veículos registrados e 25 milhões de motoristas habilitados, o Detran-SP é o maior órgão executivo de trânsito do Brasil, responsável por 28% da frota nacional.

Outras notícias

Site Desenvolvido por
Agência UWEBS Criação de Sites