Saúde

CATANDUVA - Estilo e Autoestima: Pacientes da quimioterapia do HCC fazem oficina de lenços

CATANDUVA - Estilo e Autoestima: Pacientes da quimioterapia do HCC fazem oficina de lenços

Acessório ajuda na autoestima de quem passa por tratamento e perde os cabelos. Ação faz parte do Outubro Rosa.

Cores e formas de usar lenços ajudam a passar pela fase da perda de cabelos dos pacientes que enfrentam tratamento oncológico na Unidade de Quimioterapia do Hospital de Câncer de Catanduva. Na manhã do dia 23 de outubro, eles participaram da oficina de lenços e turbantes, idealizada por Heloísa Laura Ardengue, psicóloga, e Bianca Espejo Stanquevis, nutricionista, profissionais da equipe multidisciplinar do Hospital Emílio Carlos.

Integrando as ações dentro do Outubro Rosa, mês dedicado à prevenção do câncer de mama, a oficina foi ministrada pela voluntária Profa. Alda Nascimento Batista. Entusiasta no uso de turbantes, mostrou as diversas técnicas de colocação dos lenços na cabeça.

“Ensiná-los a fazer turbantes traz uma possibilidade a mais para eles no enfrentamento da doença; além de ser um acessório, a peça empodera e contribui para se manterem belos e com autoestima boa”, disse Alda.

De maneira simples e divertida, a professora foi montando diversos tipos de amarrações do lenço, para que os pacientes pudessem interagir com a oficina.

"Tenho lenços em casa e uso bastante. É uma satisfação ver meus amigos felizes com os turbantes. É também uma importante forma de troca de energia e de carinho", disse uma das pacientes.

Despedida com alegria

Em sua última sessão de quimioterapia, a senhora Maria Lúcia Monteiro Santos não escondeu a felicidade e pediu para sair de lá com um novo turbante para fazer surpresa aos familiares que a aguardavam.

“Eu amei meu lenço! A professora Alda me ensinou e vou levar pra casa, pois quero continuar usando mesmo depois do tratamento”, disse a sorridente dona Maria.

Para as idealizadoras do projeto, o mês retrata a importância da prevenção ao câncer, mas o objetivo, também, foi de levar acolhimento para aqueles que já estão em tratamento.

“Todos estamos envolvidos na campanha para conscientização sobre importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. No HCC a ação foi realizada com propósito de preservar e promover autoestima dos pacientes que estão em tratamento oncológico, proporcionando momento de distração e acolhimento, fortalecendo vínculos e reforçando a valorização à vida”, disseram Heloísa e Bianca.

A oficina de lenços ofereceu o material gratuitamente aos pacientes e teve o apoio da AVCC - Associação Voluntária de Combate ao Câncer de Catanduva, que preparou um café todo especial.

FURQUIM

Outras notícias

Site Desenvolvido por
Agência UWEBS Criação de Sites