Economia

CATANDUVA: PERIGO DE "GATO"! OPERAÇÃO HÉLIOS FAZ 6 PRISÕES: Ligações clandestinas são risco de morte.

CATANDUVA: PERIGO DE

(Foto: Divulgação)
Ação desta quinta (29) visa coibir fraudes de energia e furto de cabos; prejuízo é de R$37 mil.

 

A Polícia Civil de Catanduva deflagrou na manhã desta quinta-feira (29) a Operação Hélios, uma grande ação de repressão às fraudes e furtos de energia elétrica na cidade e região. O nome da operação faz referência ao deus grego do Sol, simbolizando o intuito de "lançar luz" sobre essas práticas criminosas. Seis pessoas foram presas em flagrante.

Durante a operação, foram cumpridos 15 mandados de busca e apreensão, com a fiscalização de 46 imóveis, entre residências e estabelecimentos comerciais. A mobilização envolveu 60 policiais da DIG/Dise de Catanduva e delegacias da região, 10 integrantes da Guarda Civil Municipal (GCM), seis peritos do Instituto de Criminalística e 15 técnicos das concessionárias Energisa e CPFL, com o apoio de 32 viaturas.

Como resultado, além das seis prisões em flagrante, foram apreendidos materiais utilizados nas fraudes e identificadas 13 ligações clandestinas de energia, gerando 13 boletins de ocorrência. Ao todo, 53 pessoas foram abordadas ou conduzidas para prestar depoimento.

A polícia constatou o furto de 47.000 kWh de energia elétrica, um prejuízo avaliado em aproximadamente R$ 37.000,00. Segundo os cálculos, essa energia seria suficiente para abastecer 170 residências durante um mês.

O delegado seccional João Lafayette Sanches Fernandes explicou que a operação também visou coibir o alto índice de subtração de fios de cobre e a receptação desses materiais furtados. Ele alertou para os perigos das ligações clandestinas: "Tanto quem faz a ligação quanto seus familiares correm risco de morte. Há risco de curto-circuito, incêndio, e isso pode prejudicar toda uma comunidade com um apagão."

A Operação Hélios segue agora para a fase de análise técnica das evidências coletadas. Inquéritos policiais foram instaurados para a apuração das responsabilidades criminais dos envolvidos.
(Fonte: O Regional)

Outras notícias

Site Desenvolvido por
Agência UWEBS Criação de Sites