(Créditos de Imagem - Vitor Damiani)
O fio condutor das cenas é a beleza do mundo feminino, com suas alegrias, decepções, lutas e esperanças.
Na quinta-feira (9), às 20h, o Sesc traz para Catanduva o Grupo GiraSaia e seu espetáculo de dança contemporânea “Saias – dançando, cantando e expressando a força do feminino nas manifestações afro-brasileiras”, de Nil Sena e Renata de Oliveira.
Trabalhando com as danças populares brasileiras (orixás, maracatu, jongo, côco de Alagoas, ijexá, lundu colonial, samba-de-roda e ciranda) sob a ótica do feminino, a cada manifestação, a figura da mulher surge com toda sua potência e beleza, trazendo mais sentido e intensidade à preservação e propagação de tais danças.
A mistura de linguagens, como poemas declamados, percussão e cantos, dá um sentido específico para cada cena.
“As saias entram como a figura que representa todo processo de força, doçura, sensibilidade, preservação da cultura popular e do universo feminino. Elas, as saias, fazem a ponte entre o feminino e a cultura popular. Nos candomblés, cocos e maracatus, lá estão elas, rodando e fazendo girar nossos costumes e nossas riquezas”, diz Renata de Oliveira.
Segundo Nil Sena, “Saias evoca todo o poder do feminino na nossa cultura afro-brasileira. É a beleza, a tradição, a ancestralidade e a espontaneidade das nossas danças populares. É uma apresentação única, imperdível”.
Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados antes do show, no Sesc Catanduva (Praça Felício Tonello, nº 228, Vila Rodrigues).