Educação

COLÉGIO CATANDUVA - Faeca Junior inicia implantação do Programa 5S

COLÉGIO CATANDUVA - Faeca Junior inicia implantação do Programa 5S

De acordo com o Prof. Marcos Venício, o sistema 5S é metodologia japonesa que tem como objetivo melhorar a organização, padronização, limpeza e disciplina no ambiente de trabalho.

No dia 20 de setembro, a diretoria da Faeca Junior, empresa junior do curso de Administração da Unifipa, e o coordenador desse núcleo, Prof. Marcos Venicio Braz de Assis, apresentaram conceitos e aplicabilidade do Método 5S para a direção, professores e colaboradores do Colégio Catanduva. A palestra foi ministrada pelo Prof. Marcos e faz parte do processo de implantação do Programa 5S naquela instituição de ensino mantida pela Fundação Padre Albino.

De acordo com o Prof. Marcos Venício, o sistema 5S é metodologia japonesa que tem como objetivo melhorar a organização, padronização, limpeza e disciplina no ambiente de trabalho.

“O foco principal é possibilitar à empresa criar cultura de organização e inserir seus colaboradores nesse processo. Seu nome deriva das iniciais de cinco palavras japonesas que representam os princípios fundamentais do programa: Seiri (Senso de utilização); Seiton (Senso de organização); Seiso (Senso de limpeza); Seiketsu (Senso de saúde e padronização); Shitsuke (Senso de disciplina)”, explicou ele.

Estes princípios foram apresentados na palestra

“a fim de que todos estejam cientes da necessidade da participação ativa no programa, pois somente assim o programa atingirá seus objetivos e se tornará possível”, acrescenta.

A diretora do Colégio Catanduva, Profa. Fabiana Fiorim Checconi, ressaltou a importância do Programa 5S e da participação de todos os colaboradores no processo, pois o objetivo será de identificar oportunidades de melhoria, propiciando ambiente ainda mais saudável de trabalho para todos os colaboradores, professores e alunos.

Durante a apresentação, o coordenador da Faeca Junior ressaltou que esteve no Colégio para tratar sobre a implantação do programa e foi informado de várias ações tomadas, pela iniciativa da própria direção, contemplando princípios do Método 5S, principalmente o Senso de Utilização, a primeira etapa do programa.

“Foram retirados do espaço físico diversos móveis e objetos que não estavam sendo utilizados, buscando assim, deixar o ambiente mais organizado e limpo”, disse.

Essa atitude, segundo Prof. Marcos, ajudou muito nas atividades que serão desenvolvidas no programa.

“Haverá muito trabalho pela frente, pois o programa faz parte de um processo retroalimentável e de melhoria contínua. Sendo assim, deve ser incorporado nos hábitos dos colaboradores e fazer parte cultura organizacional”

finalizou, promovendo dinâmica de grupo com os participantes para reforçar o conceito do Método 5S, abrindo após para perguntas.

Prof. Marcos ressalta que o programa teve apoio do coordenador do curso de Administração, Prof. Antônio Agide Mota Junior, e foi iniciado em agosto por meio de entrevistas feitas pela equipe da Faeca Junior junto à direção do Colégio Catanduva e da equipe administrativa. Agora, nos próximos meses, deverá ser cumprido um cronograma de implantação, seguindo cada etapa proposta do método.

FURQUIM

Outras notícias

Site Desenvolvido por
Agência UWEBS Criação de Sites