Saúde

GUAÍRA - ATENÇÃO! VACINA CONTRA A GRIPE! Campanha de vacinação contra Influenza: 25 de março a 31 de maio

GUAÍRA - ATENÇÃO! VACINA CONTRA A GRIPE! Campanha de vacinação contra Influenza: 25 de março a 31 de maio

Pessoas dos grupos contemplados devem procurar a USF mais próxima de sua casa

A campanha de vacinação contra a Influenza começou hoje, dia 25 de março, e vai até o dia 31 de maio de 2024, com o dia 13 de abril sendo dedicado à divulgação e mobilização nacional. Nesse período, serão vacinados diversos grupos prioritários, visando garantir a proteção contra essa doença respiratória.

Entre os grupos contemplados na campanha, estão as crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade, gestantes e puérperas, povos indígenas, quilombolas, trabalhadores da saúde, indivíduos com 60 anos ou mais, professores de escolas públicas e privadas, pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, pessoas com deficiência, profissionais da força de segurança e salvamento e das forças armadas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbanos e de longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e pessoas em situação de rua.

A vacinação contra a influenza é considerada a melhor estratégia de prevenção contra essa doença. A vacina possui a capacidade de promover imunidade durante o período de maior circulação do vírus, reduzindo assim a chance de contrair a doença e, consequentemente, agravamento, internações e óbitos. Além disso, a campanha também tem como objetivo reduzir a sobrecarga sobre os serviços de saúde.

Para receber a vacina, as pessoas contempladas devem procurar a Unidade de Saúde da Família (USF) mais próxima de sua residência. É necessário levar a carteira de vacinação e um documento que contenha o CPF e/ou Cartão SUS.

É importante ressaltar que a vacinação é gratuita e a eficácia da vacina é comprovada, sendo segura e capaz de proteger contra os tipos de influenza que mais circulam.

Além da vacinação contra a influenza, é importante ressaltar que outras medidas de prevenção também devem ser adotadas, como a higienização frequente das mãos, o uso de máscaras, principalmente em locais de aglomeração, a etiqueta respiratória (cobrir a boca ao tossir ou espirrar com um lenço de papel ou com o antebraço) e evitar contato próximo com pessoas doentes.

A campanha de vacinação contra a Influenza é uma importante estratégia de saúde pública, visando reduzir a incidência e o impacto da doença na população. É fundamental que todos os grupos contemplados na campanha busquem a vacinação, garantindo assim a sua proteção e contribuindo para a diminuição da disseminação do vírus.

Portanto, não deixe de se vacinar contra a Influenza. Procure a USF mais próxima e garanta a sua proteção e a proteção daqueles ao seu redor. A vacinação é um ato de cuidado e responsabilidade com a sua saúde e com a saúde da comunidade.

Outras notícias

Site Desenvolvido por
Agência UWEBS Criação de Sites