O objetivo da reunião foi definir ações preventivas, de combate e de mitigação dos efeitos de incêndios florestais, em plantações e áreas urbanas.
Nesta segunda-feira, 26 de agosto, a Prefeitura de Guaíra realizou uma reunião estratégica com os setores de Zeladoria, representado por Neto Nogueira, GCM (Guarda Civil Municipal) comandada por Isaías (também Defesa Civil), Deagua com Lucas Eleodoro como diretor, Estefane Leoncine Siqueira – Diretora de Agricultura e Meio Ambiente, Cassiane Mello como Assessora Jurídica e de Transparência, Cervantes Garcia da Silva como diretor de saúde e Juliana Cristina Costa Rodrigues Sousa como Assessora de Planejamento da Saúde.
O objetivo da reunião foi definir ações preventivas, de combate e de mitigação dos efeitos de incêndios florestais, em plantações e áreas urbanas. O encontro foi liderado pelo prefeito Antonio Manoel da Silva Júnior e tem como objetivo enfrentar os desafios impostos pelos recentes incêndios que atingiram o município.
Embora Guaíra não esteja entre os 48 municípios incluídos no decreto de situação de emergência instaurado pelo Estado de São Paulo, que vigora por 180 dias, a cidade também foi gravemente afetada pelos incêndios e tempestade de poeira ocorridos no último final de semana. Em resposta, a administração municipal decidiu reforçar as ações de orientação, fiscalização e combate aos sinistros e seus efeitos nocivos.
A Guarda Civil Municipal, responsável pela operacionalidade na Defesa Civil, intensificará a fiscalização e o monitoramento das áreas urbanas, além de dar uma atenção especial ao patrulhamento rural através do programa AgroSP+Seguro. A corporação também fortalecerá a orientação à população sobre a importância da prevenção de incêndios, buscando minimizar riscos e danos.
A Diretoria de Agricultura, Meio Ambiente e a Zeladoria planejam realizar treinamentos específicos para as brigadas de incêndio que atuarão em grandes áreas institucionais e de reserva naturais na zona urbana, como o Parque Maracá. Uma das estratégias adotadas será a umidificação das áreas verdes, uma medida preventiva contra incêndios criminosos, que serão executadas na Mata do Tais, no Zoológico Municipal e no Parque Maracá.
Além disso, a prefeitura solicitou à Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) a liberação do serviço emergencial de aceiro na Mata do Tais, visando proteger essa importante reserva.
A Diretoria de Saúde elaborou um plano de contingência para o Pronto Atendimento, garantindo que pacientes afetados por agravos respiratórios sejam encaminhados de forma rápida e eficiente na rede de saúde.
Na próxima quarta-feira, 28 de agosto, haverá uma reunião na Direção Regional de Saúde (DRS) de Barretos, onde serão traçadas diretrizes para os 18 municípios da região, incluindo Guaíra, a fim de coordenar esforços e garantir uma resposta adequada às emergências.
A Diretoria de Educação promoveu uma força-tarefa na manhã de hoje, segunda-feira, dia 26, promovendo uma limpeza profunda e desinfecção de todas as unidades escolares, para eliminar a sujeira e o cheiro de fumaça ocasionados pelos incêndios e tempestade de poeira de sábado, dia 24.
Através dessas medidas, a Prefeitura de Guaíra demonstra seu compromisso com a proteção do meio ambiente e a saúde da população, buscando minimizar os impactos dos incêndios que vêm se tornando cada vez mais frequentes e devastadores em todo o país.