Mulher de 26 anos deixou três filhos trancados em casa em meio à sujeira e restos de comida.
Uma mulher de 26 anos foi presa em flagrante na manhã de quarta-feira (18) em Guaraci, após deixar três filhos menores de idade trancados sozinhos em casa, em condições insalubres. O caso foi registrado como abandono de incapaz com agravante por se tratar de mãe e no contexto da Lei Henry Borel, voltada à proteção de crianças e adolescentes vítimas de violência doméstica.
A ocorrência foi descoberta após conselheiros tutelares receberem um vídeo via WhatsApp, mostrando uma criança sozinha dentro da residência. Ao chegarem ao local, as conselheiras encontraram duas crianças — A., de 5 anos, e A, de 8 — trancadas. Já a terceira, M. de 7 anos, havia conseguido pular o muro para buscar ajuda no “Projeto”, organização local de apoio social.
O portão da casa estava trancado com cadeado, sendo necessário o uso de um alicate pela PM para entrar. Uma babá que deveria cuidar das crianças afirmou que não havia recebido os menores naquele dia e que a mãe não a procurou.
A mãe, G. O., foi localizada posteriormente. Após constatar o estado de abandono e sujeira extrema dentro do imóvel, com roupas sujas de fezes, restos de comida podre, falta de chuveiro elétrico e colchões diretamente no chão, a equipe policial deu voz de prisão imediata.
A vigilância sanitária também foi acionada devido à situação precária do local.
A ação foi conduzida pela equipe da Delegacia de Polícia de Guaraci, sob o comando da delegada Dra. Débora Cristina Abdala Nóbrega.
A indiciada foi levada à delegacia, onde foi autuada. Como o crime possui pena inferior a 4 anos, foi estipulada fiança de R$ 2.000, mas o valor não foi pago, e a mulher acabou sendo encaminhada à Cadeia Pública de Bebedouro, onde permanece à disposição da Justiça.
O caso segue em investigação. As crianças foram acolhidas pelo Conselho Tutelar para avaliação e encaminhamentos adequados.