Prefeitura reforça vacinação contra a Febre Amarela para manter cidade livre da doença
A Estância Turística de Olímpia não registra casos de Febre Amarela em humanos há décadas, segundo a Secretaria de Saúde. Além disso, os macacos, que são os principais hospedeiros do vírus, nunca foram diagnosticados com a doença na cidade. A Febre Amarela é uma doença viral grave, transmitida por mosquitos, que pode causar febre alta, calafrios, dor de cabeça, dores musculares e náuseas. Em casos mais severos, a infecção pode levar à morte.
Apesar disso, dada a gravidade e o risco de surtos, a Saúde reforça a importância da vacinação, principal estratégia de prevenção e controle. A vacina contra a Febre Amarela está disponível em todas as UBS’s da Estância Turística de Olímpia e é altamente eficaz. Além de proteger o indivíduo vacinado, também fortalece a imunidade coletiva, reduzindo a circulação do vírus.
Quem deve se vacinar?
A vacina faz parte do Calendário Estadual de Vacinação e deve ser administrada da seguinte forma:
Crianças menores de 5 anos:
- 9 meses – Primeira dose
- 4 anos – Segunda dose
A partir de 5 anos:
- Dose única
Caso a pessoa tenha recebido apenas uma dose da vacina antes de completar 5 anos, deve receber uma dose adicional, independentemente da idade, respeitando um intervalo mínimo de 4 semanas entre as aplicações.
A vacinação contra a Febre Amarela é segura e essencial. Recomenda-se que todos consultem um profissional de saúde para verificar sua situação vacinal.
A conscientização é fundamental para reduzir os riscos da doença. Informar-se sobre os sintomas, formas de transmissão e, principalmente, sobre a importância da vacina pode salvar vidas.