Criação de mais um CRI e Centro Dia está entre as propostas; evento reuniu 135 pessoas na Câmara.
A quinta-feira, dia 12 de junho, foi de debate positivo para elaboração de políticas públicas voltadas à terceira idade na Estância Turística de Olímpia, com a realização da 3ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa.
O encontro promovido durante toda a manhã, na Câmara Municipal, teve início com a composição da mesa, na abertura solene, formada pelo representante da Câmara, vereador, Luiz Antônio Moreira Salata, pela primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Ana Cláudia Zuliani, representando o prefeito Geninho Zuliani, pela secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Edna Marques, pela coordenadora administrativa do Abrigo São José, Greice de Marco, representando as demais Organizações da Sociedade Civil (OSC), e a presidente do Conselho Municipal da Pessoa Idosa e presidente da Conferência, Janaína Simões. Uma apresentação cultural da APAE também marcou o início dos trabalhos.
Aberta à toda sociedade interessada na pauta, o encontro reuniu cerca de 135 pessoas e teve como tema central “Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação” e uma palestra. O cronograma de atividades contou com a palestra “Pessoa Idosa no Estado Democrático de Direito: Protagonismo, Equidade e Efetivação de Direitos”, ministrada pela advogada e especialista, Lucineia dos Santos.
Houve também um momento especial de interação com apresentação de teatro da Cia Ákila Moreira, fazendo um resgate de memórias afetivas para as pessoas idosas.
Posteriormente, os presentes foram divididos em grupos de trabalho para discussão de eixos temáticos acerca do tema da conferência a fim de discutir e elaborar propostas que auxiliem na construção de políticas públicas, programas e ações que promovam a dignidade e qualidade de vida para as pessoas idosas.
As propostas foram apresentadas pelos facilitadores representantes dos grupos de trabalho. Entre as propostas mais relevantes estão: Criação de mais um Centro Dia do Idoso e mais um CRI – Centro de Referência do Idoso; Criação de um centro de lazer que possa contemplar a convivência entre idosos e jovens, com atividades para os dois públicos e também atividades que integram os dois; Criação de um fundo de reserva para a pessoa idosa em forma de benefício eventual para situações de emergência ou caso o idoso esteja em risco de vulnerabilidade; e Expansão ou construção de ILPI (Instituição de longa permanência) visto que a capacidade do Abrigo São José já não atende mais a demanda da cidade.
Na sequência, foram eleitos os delegados que representarão Olímpia na Conferência Estadual: Janaína de Carvalho Marin Simões (titular - poder público), Kelly Cristina de Souza Ramos (suplente - poder público); Isabela Victoria Mirota de Andrade Kopitar (titular - sociedade civil); Iêda Maria Rissatti (suplente - sociedade civil).
Uma oportunidade importante para toda a população, iniciativa privada, organizações sociais e poder público atuarem em conjunto na construção de uma sociedade melhor.