Além das compras, público terá show sertanejo e poderá fazer pré-matrícula para voltar a estudar.
A tradicional Feira Livre da Avenida dos Olimpienses promete ser animada no próximo domingo, dia 22 de junho. Isso porque a dupla Junin Viola e Pércio será a responsável por alegrar a manhã dos visitantes com muita música sertaneja.
Realizada semanalmente no Centro Gastronômico, Cultural, Turístico e de Comercialização de Produtos Artesanais, das 6h às 12h, a Feira Livre reúne mais de 90 feirantes que oferecem uma grande variedade de produtos. Os consumidores encontram desde hortifrúti fresquinhos, pães, doces, queijos, ovos caipiras, pamonha, milho cozido, caldo de cana, pastéis até artigos de artesanato, roupas, brinquedos. Também estão entre os produtos vendidos: tapioca, requeijão, doce de leite e muito mais.
Além da atração musical, a Feira deste domingo também contará, mais uma vez, com uma ação especial da Educação. A equipe da EJA (Educação de Jovens e Adultos) estará presente no local, das 8h às 12h, realizando pré-matrículas para interessados em retomar os estudos e concluir o Ensino Fundamental. A iniciativa faz parte das ações do Pacto EJA, desenvolvido pela Secretaria Municipal da Educação, com o objetivo de ampliar o acesso à educação e incentivar o retorno às salas de aula.
Para se inscrever, é necessário ter 15 anos completos e apresentar cópias de documentos como RG, CPF, certidão de nascimento ou casamento, comprovante de residência e, se tiver, o histórico escolar. O atendimento regular da EJA ocorre na EMEB Dona Luiza Seno de Oliveira, no Jardim Paulista, das 7h às 18h. No entanto, a presença da equipe na feira busca aproximar o serviço da população, facilitando o processo de inscrição.
Mais do que um espaço para compras, a Feira tem se consolidado como um importante ponto de encontro entre familiares, amigos e turistas, movimentando o comércio local e promovendo momentos de lazer e confraternização.
Além da edição de domingo, Olímpia também conta com outras duas Feiras Livres durante a semana: às terças-feiras, das 17h às 21h, na Avenida Alberto Oberg, no bairro Harmonia – que é a mais recente, com cerca de 46 feirantes – e às quintas-feiras, das 16h às 20h, na Praça da Santa Rita.
As Feiras Livres de Olímpia fazem parte de um projeto de reestruturação coordenado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Inovação, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico Sustentável, em parceria com a Secretaria de Cultura e Defesa do Folclore, visando fortalecer a economia local, valorizar os produtores e artesãos da cidade, além de proporcionar opções de lazer e cultura para a população.