Saúde

OLÍMPIA investe no atendimento especializado em saúde e educação para AUTISTAS

OLÍMPIA investe no atendimento especializado em saúde e educação para AUTISTAS

Nesta terça-feira, 02 de abril, celebra-se o Dia Mundial de Conscientização do AUTISMO!

E, para marcar a data bem como a luta pelas políticas públicas e o apoio às pessoas com TEA – Transtorno do Espectro Autista, a Prefeitura da Estância Turística de Olímpia anuncia iniciativas pioneiras e investimentos importantes em novos serviços, pensando na inclusão social, no desenvolvimento e na qualidade de vida dos olimpienses.

São novos atendimentos na saúde e educação, que estão sendo implantados neste ano em parceria com a APAE, com todo o apoio e acompanhamento do município no encaminhamento pelas secretarias envolvidas e acolhimento dos profissionais qualificados da instituição.

O primeiro deles é o de escolarização exclusiva para alunos com TEA, nível 3 de suporte.  A estrutura montada na entidade tem o objetivo de oferecer um ambiente escolar acolhedor, com adaptações no ambiente físico e profissionais docentes especialistas no assunto, baseando o trabalho escolar na comunicação alternativa, de maneira clara e objetiva, além de recursos visuais e auditivos necessários.

A medida adotada foi necessária tendo em vista que os alunos autistas em nível avançado precisam de um apoio ainda mais específico, que vai além de todo o suporte especializado já oferecido na rede municipal.

Assim, para possibilitar melhor evolução e desenvolvimento, as crianças de 06 a 12 anos nessas condições passaram a estudar na APAE, por meio de um convênio com o município. Inicialmente, estão sendo atendidas 8 crianças, com investimento de mais de R$ 200 mil neste atendimento educacional, conforme Plano de Trabalho firmado.

Todo o processo conta com o apoio da secretaria de Educação, no diálogo com os pais e em todo o encaminhamento necessário, além da anuência do prefeito Fernando Cunha e do apoio dos vereadores, na aprovação do serviço.

Ainda na Educação, as crianças autistas de grau mais leve já somam 140 alunos da rede municipal de Olímpia, por meio da Educação Inclusiva, representando um atendimento que aumentou em 900%, desde 2016, quando começou a ser oferecido para 14 crianças. No total, cerca de 140 profissionais atuam no processo de aprendizagem e desenvolvimento nas escolas municipais, tanto no ensino regular como no contraturno, entre professores auxiliares, monitores de apoio, estagiários e educadores do AEE – Atendimento Educacional Especializado.

ATENDIMENTO EM SAÚDE

Para oferecer também suporte ambulatorial mais adequado, um outro projeto foi aprovado pela Câmara, e está sendo desenvolvido em uma parceria da secretaria de Saúde com a APAE para implantação do Centro de Atendimento Especializado às Pessoas com Transtorno do Espectro Autista. Contando com uma equipe multidisciplinar qualificada, o projeto visa melhorar o desenvolvimento, as habilidades sociais e comunicação das crianças com TEA. Além disso, também oferece apoio de forma integrada aos familiares no desenvolvimento do cuidado à pessoa com Transtorno do Espectro Autista.

Os pacientes atendidos na APAE, são da faixa etária de 0 a 10 anos, encaminhados pelo sistema municipal de saúde, após avaliação diagnóstica de um neuropediatra, sendo que todo processo e agendamento do atendimento na instituição é feito pelo município.

No total, o presente convênio representa um investimento inicial de mais de R$ 600 mil. A equipe multidisciplinar do atendimento referenciado conta com assistente social, fisioterapeuta, nutricionista, psiquiatra, psicóloga, psicopedagoga, terapeuta ocupacional e a APAE está em busca de contratar ainda uma fonoaudióloga para completar o quadro profissional.

A parceria da Prefeitura com a entidade visa ainda a construção de um espaço físico adequado tanto para o atendimento educacional quanto ambulatorial, com o objetivo de oferecer suporte cada vez melhor e ampliar o atendimento gratuito.

“A APAE presta um serviço de excelência em Olímpia, com capacidade técnica e também operacional para implantação destes atendimentos especializados, que podemos considerar referência em toda a região. Nos últimos anos, diversos investimentos foram realizados na entidade, inclusive com o apoio da Prefeitura e o apoio da diretoria da APAE, melhorando a estrutura e o trabalho realizado e, com esses novos projetos, investimos ainda mais na instituição e asseguramos um serviço referenciado para atender com mais qualidade as pessoas com Transtorno do Espectro Autista e promovendo o desenvolvimento pessoal e a inclusão social dos olimpienses”, destacou o prefeito Fernando Cunha.

Outras notícias

Site Desenvolvido por
Agência UWEBS Criação de Sites