Utilidade Pública

OPERAÇÃO SÃO PAULO SEM FOGO oferece treinamento a municípios da região

OPERAÇÃO SÃO PAULO SEM FOGO oferece treinamento a municípios da região

Abertura do evento, realizada no teatro Paulo Moura, contou com a presença do prefeito Edinho Araújo

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil deu início nesta terça-feira, 16/4, ao treinamento regional da Operação São Paulo Sem Fogo, em evento realizado em São José do Rio Preto, no teatro municipal Paulo Moura. Participaram da abertura o prefeito Edinho Araújo e o diretor local da Defesa Civil, coronel Carlos Lamin.

A ação preparatória abrange 96 municípios da região de Rio Preto e conta com atividades teóricas e práticas. O treinamento é organizado pela Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil do Estado de São Paulo, em parceria com o Corpo de Bombeiros e apoio da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil.

Abertura

Operação SP Sem Fogo 2024 

“Eu aproveito para cumprimentar a todos, pois os senhores e as senhoras são lideranças municipais de 96 municípios e têm uma responsabilidade fundamental. Esta é uma ação importantíssima para prevenir e combater os incêndios”, disse o prefeito Edinho Araújo, na solenidade de abertura. Ele lembrou o trabalho preventivo realizado na região da Floresta Estadual do Noroeste Paulista, que evitou a ocorrência de focos de incêndio na área nos últimos dois anos.

O diretor da Defesa Civil de Rio Preto diz que as previsões para 2024 são de um clima mais propenso à ocorrência de incêndio que nos últimos anos.

“Nossa região é conhecida por uma estiagem prolongada, que começa nos meses que antecedem o inverno e vai até depois da chegada da primavera. Nos últimos anos, porém, nós tivemos um índice pluviométrico alto para o período, o que reduziu o risco. Já para 2024, o perfil climático é de baixa precipitação e altas temperaturas, facilitando a ocorrência e propagação dos incêndios”, explica.

O tenente-coronel Renato Neves, comandante do 13º Grupamento de Bombeiros de Rio Preto, afirma que o treinamento é especialmente importante para os municípios menores.

“Como as bases de bombeiro ficam mais distantes dessas cidades, é importante que haja equipes locais treinadas para agir prontamente em princípios de incêndio, evitando que o fogo fuja de controle e ocasione maiores danos ao meio ambiente, ao patrimônio e à vida das pessoas”, diz.

Operação

Em Rio Preto, o treinamento se estende até a quarta-feira, 17/4. A Operação São Paulo Sem Fogo é realizada em todo o Estado, totalizando 15 oficinas preparatórias. O objetivo é capacitar equipes dos municípios para atuarem preventivamente frente à estiagem e formar brigadas para combate a incêndios em cobertura vegetal.

O treinamento teórico conta com instruções técnicas referentes a temas como plano de contingência, previsão meteorológica, emissão de alertas, e regras de segurança em deslocamento no terreno. Na parte prática, ministrada pelo Corpo de Bombeiros, há atividades de combate direto, como uso de fogo contra fogo e abafadores, e de combate indireto, como a abertura de aceiros.

FURQUIM

Outras notícias

Site Desenvolvido por
Agência UWEBS Criação de Sites