Educação

RIO PRETO - Alfabetização é prioridade na rede municipal de ensino

RIO PRETO - Alfabetização é prioridade na rede municipal de ensino

(Imagens: Cristiano Furquim / Secretaria de Educação)

Assessoria de Língua Portuguesa inova práticas de leitura e escrita em escolas municipais e transforma a alfabetização por meio da formação continuada.

Nesta quinta-feira, 14 de novembro, o Brasil celebra o Dia Nacional da Alfabetização, a data foi instituída em 1966 em referência ao Decreto nº 19.402, de 14 de novembro de 1930, responsável pela criação do Ministério dos Negócios da Educação e da Saúde Pública, atualmente conhecido como Ministério da Educação (MEC).

Em São José do Rio Preto a Secretaria Municipal de Educação (SME) aproveita o momento para reforçar seu compromisso e prioridade em garantir a alfabetização de qualidade para todos os seus alunos, especialmente na idade certa, que é um dos grandes desafios em âmbito nacional.

Nos últimos anos, a rede municipal de Rio Preto viu um movimento de transformação no ensino da Língua Portuguesa. Sob a liderança da assessoria técnica realizada pela Mestre em Alfabetização e pedagoga Giulianny Russo Marinho, o trabalho da equipe de formadores dos Anos Iniciais avançou para construir uma educação mais participativa e voltada à reflexão. O objetivo é fortalecer práticas pedagógicas de alfabetização e consolidar uma abordagem que respeite os tempos e as trajetórias de aprendizagem de cada aluno.

“O nosso foco é formar leitores críticos e escritores competentes, não apenas memorizadores de letras e sons”, destaca Giulianny.

O desafio é grande, mas o comprometimento é ainda maior. Entre março de 2023 e novembro de 2024, foram promovidos encontros formativos, reuniões de planejamento e oficinas com professores das escolas municipais para alinhar teorias e práticas de sala de aula.

“O diálogo com os formadores e a troca de experiências são os alicerces de nossa formação continuada”, ela complementa.

As ações formativas foram construídas em etapas, sendo que em 2023, o foco esteve na didática da leitura e escrita, capacitando os formadores a estruturar encontros mais dinâmicos e relevantes para os professores da rede. Já em 2024, o aprimoramento continuou com uma ênfase na reflexão prática e na devolutiva das experiências pedagógicas dos professores.

“É uma jornada de aprendizado constante, sempre com um olhar para a realidade de cada sala de aula e para as demandas dos alunos,” explica Giulianny.

Além das reuniões presenciais, encontros virtuais ajudaram a manter a consistência e aprofundar as discussões pedagógicas. E os resultados já são visíveis com práticas de leitura mais inclusivas e atividades de escrita que refletem o cotidiano dos estudantes mostram que a metodologia está no caminho certo.

“Eu aprendi a valorizar as histórias dos meus alunos. Quando eles se veem na leitura e na escrita, tudo ganha um sentido diferente,” relata a professora, participante das formações.

Ainda assim, há desafios a enfrentar, tais como garantir que políticas formativas alcancem todos os educadores, promover mais equidade nas práticas pedagógicas e assegurar o suporte necessário para cada escola implementar mudanças de impacto.

“É um trabalho coletivo, mas que faz a diferença. Estamos criando um ambiente onde cada aluno tem a chance de aprender e se expressar,” reflete Giulianny.

Ao longo desse percurso, a Secretaria Municipal de Educação (SME) aposta em práticas inovadoras e reflexivas, investindo na formação de profissionais bem-preparados e alinhados com as demandas contemporâneas da educação. O resultado é uma alfabetização mais humana, participativa e que contribui para o desenvolvimento pleno de cada estudante.

Assessoria Ensino Fundamental Língua Portuguesa: Giulianny Russo Marinho

Mestra em "Escritura y Alfabetización", pela Universidad Nacional de La Plata (Argentina); especialista em alfabetização pelo Centro de Estudos da Escola da Vila; pedagoga formada pela USP e fonoaudióloga formada pela PUC-SP.

Atualmente é assessora na Secretaria Municipal de Educação de São Paulo no Ciclo de Alfabetização; na Secretaria de Educação de São José dos Campos para a equipe de formadores da Educação Infantil e em Rio Preto, para a equipe dos anos iniciais. Compõe a diretoria da Red Latinoamericana de Alfabetización e integra a equipe da Comunidade Educativa CEDAC.

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