Eventos

RIO PRETO: ANIMERP 2025 CHEGA EM JULHO COM NOSTALGIA 80/90! Evento geek gratuito de 11 a 13.

RIO PRETO: ANIMERP 2025 CHEGA EM JULHO COM NOSTALGIA 80/90! Evento geek gratuito de 11 a 13.

Programação terá bate-papo com dubladores, shows, cosplay, K-pop e mais no Sesc Rio Preto.
 
O evento mais aguardado em Rio Preto e região está chegando. O ANIMERP - Animê Rio Preto - 2025 traz mais uma edição que prestigia ações que valorizam a cultura geek, o lazer e que promovem a inovação tecnológica e a criatividade. Neste ano, o evento acontece no período de 11 a 13 de julho; o público terá acesso a temas como animes, K-pop, HQs, dublagem, videogames, danças urbanas, RPG/TCG, cosplay e cultura nerd em geral, promovendo a conexão do público jovem com as raízes desse universo criativo, ao mesmo tempo que abre espaço para novas experiências e olhares contemporâneos.
Com o avanço das tecnologias, a expansão da cultura geek se torna cada vez mais presente em nossa região, o ANIMERP vem com o objetivo de valorizar a arte, a história e tradições orientais, além de incentivar a troca cultural entre diferentes gerações e públicos. Sob a temática dos anos 1980 e 1990, o projeto faz uma releitura de algumas programações da época e outras mais atemporais. Um spoiler fica por conta da vivência direcionada ao público passante na Praça Rui Barbosa com dança e performance de O Porquinho da Paulista, dia 11, sexta, das 15h às 16h.
Ainda no dia 11, às 20h, no ginásio de esportes do Sesc Rio Preto, teremos a abertura oficial do evento com o show The Jackson’s Funk” - com Clarin Cia. de Dança, criação de Pablinho MJ e Direção de Kelson Barros.
Nos outros dois dias do projeto, as demais atrações serão divididas por temas e instaladas em vários espaços da Unidade. O teatro será palco para os bate-papos: Quem Conta e Nossa História? Corpos fora do script no mundo geek, com Aine Tadini, Marcelo D’Salete e Eduarda Kona Zion (12), às 15h, um papo reto sobre representatividade no universo geek. Um painel que questiona quem protagoniza as histórias que consumimos, como o racismo e a transfobia moldam o entretenimento e o que acontece quando tomamos a caneta para contar nossas próprias narrativas. E “Por Trás da Voz” (13), às 15h, com os dubladores: Cláudio Galvan e Cecília Lemes e mediação Eduarda Kona Zion. Cláudio é responsável por vozes icônicas como Pato Donald, Ursinho Pooh, Lelouch Lamperouge e Tuxedo Mask, e Cecília marcou gerações dublando a personagem Chiquinha no seriado Chaves, entre muitas outras.
Para o técnico de programação responsável por essa edição, Marcos Takeda, “o ANIMERP convida à reflexão crítica: revisitar os paradigmas do passado à luz de questões atuais como gênero, raça, sexualidade e direitos civis amplia a compreensão dos caminhos percorridos até aqui — e os desafios que ainda estão por vir”.
O tema deste ano, " Depois que o sinal toca a aventura começa" é pura nostalgia anos 80/90. Uma homenagem (muito justa) a uma época que marcou os jovens que viram filmes épicos e séries que são reverenciadas até hoje na tv e nos cinemas. É um período tão icônico que continua a influenciar gerações, uma nostalgia geek para quem viveu aqueles anos e para quem os descobre hoje. Esse sentimento é especialmente forte porque aquele momento foi um marco na formação da cultura pop moderna com a explosão da ficção científica, da fantasia e dos primeiros grandes ícones do universo nerd. Nos anos oitenta vimos surgir a trilogia original Star Wars, Os Goonies, o E.T., o Clube dos Cinco, e De volta para o Futuro; séries como a Supermáquina, MacGyver, He-man, Thundercats, e Jaspion dominavam as tardes na TV. Nos anos noventa foi a vez do universo dos Power Rangers, o sucesso global do Pokémon, Dragon Ball Z e Cavaleiros do Zodíaco. E séries que amamos nasceram nos anos 90: Arquivo X, Buffy, a caça-vampiros ou filmes como Jurassic Park, e no final da década, Matrix e as franquias de super-heróis... E tudo isso era consumido não apenas nas tvs e nas telas dos cinemas, mas em locadoras de fitas VHS, em cards, figurinhas, jogos de 8 e 16 bits, action figures e muito mais. Tudo era visto como "coisa de nerd", era uma cultura quase underground, mas isso gerou uma identidade forte e transmitida por gerações, muito antes do termo geek surgir. Ficou com aquele sentimento de nostalgia? Então o ANIMERP 2025 foi feito para você!
Toda a programação será gratuita, porém, algumas atividades precisam de inscrição antecipada ou retirada de senha. Será um final de semana de intensa programação que oferece também, uma oportunidade para que novos públicos possam se aproximar deste universo, uma possibilidade de atualização e troca de experiência.
Logo, enviaremos a programação completa com todos os detalhes das atividades.
  
Sobre o ANIMERP 
Realizado entre os anos 2001 e 2005 o ANIMERP (abreviação de Animê Rio Preto) exibiu centenas de filmes e séries que puderam mostrar ao público jovem rio-pretense uma parte do extenso e diverso leque de opções da tradicional animação japonesa, ou animê, colaborando para a divulgação destas obras na cidade. Com a popularização do gênero na TV brasileira no final dos anos 2000 e seu reconhecimento mundial, inclusive em grandes premiações da indústria cinematográfica; o ANIMERP retornou à grade de programação do Sesc Rio Preto em 2011, dez anos depois do primeiro encontro e trouxe um novo formato, mais abrangente e interativo, com edições anuais e atividades gratuitas para todas as idades. E em 2019 recebe o formato atual.

Outras notícias

Site Desenvolvido por
Agência UWEBS Criação de Sites