Eventos

RIO PRETO - Mostra ´Mulheres em Película` resgata magia da projeção de filmes em 16mm e Super 8

RIO PRETO - Mostra ´Mulheres em Película` resgata magia da projeção de filmes em 16mm e Super 8

Cena do filme ‘A mãe’, produzido na União Soviética de 1926. Crédito: Divulgação. 

De 3 a 23/4, tem exibições gratuitas seguidas de bate-papo de quatro longas estrangeiros com protagonistas femininas, produzidos nas décadas de 1920, 1930, 1940 e anos 2000, incluindo uma projeção especial com música ao vivo, com improvisações de Tony Berchmans ao piano

A magia dos filmes nos formatos Super 8 e 16mm será resgatada no Sesc Rio Preto no mês de abril por meio da projeção das obras cinematográficas integrantes da Mostra Mulheres em Película. Entre os dias 3 e 23, sempre às 20 horas, o público poderá assistir gratuitamente quatro longas estrangeiros, produzidos nas décadas de 1920, 1930, 1940 e nos anos 2000, com protagonistas femininas em múltiplos papéis.

Todas as sessões serão seguidas de bate-papos com a participação dos críticos de cinema Isabel Wittmann, nas duas primeiras, e Paulo Roberto Lustig, nas seguintes, e do produtor, cinéfilo e colecionador de filmes em película e projetores antigos Alex Zen, este presente nos quatro encontros.  

No dia 3, quarta-feira, a abertura é com a projeção de O Sorriso de Monalisa, em 16mm, com a atriz Julia Roberts no papel de uma recém-graduada professora que consegue emprego no conceituado colégio Wellesley para lecionar aulas de História da Arte e fica incomodada com o conservadorismo da sociedade e da própria escola onde trabalha.

Na semana seguinte, dia 10, é a vez de Desencanto, em Super 8, filme que acompanha a história de Laura (Celia Johnson) e Alec (Trevor Howard), personagens que se conhecem por acaso em uma estação de trem, quando ele remove um cisco do olho dela, e se apaixonam.

A experiência com as películas de 16 mm será especial no dia 17 com a participação do Cinepiano, com improvisação de uma trilha sonora ao vivo interpretada pelo músico Tony Berchmans ao piano. A proposta é que a música narre as cenas com precisão e, na ausência de diálogos e sons, ajude a contar a história, estabelecendo andamentos, climas emocionais, ambientações dramáticas e pontuações cômicas. Na tela, o drama soviético de 1926 intitulado A Mãe, baseado no livro homônimo do autor Máximo Górki. A obra acompanha a construção da consciência de classe da personagem Pelágueia, que ingressa na luta operária e participa de uma manifestação em solidariedade ao seu filho.

Encerrando a Mostra Mulheres em Película, no dia 23, haverá exibição do clássico O Morro dos Ventos Uivantes, a partir da obra da escritora da britânica Emily Brontë, com direção de William Wyler e Laurence Olivier (Heathcliff) e Merle Oberon (Catherine Earnshaw Linton) no elenco. Humilhado por seu irmão de criação, Heathcliff torna-se um homem rico e em busca de vingança. Ao mesmo tempo, porém, o rebelde nutre grande paixão por Cathy, irmã do homem que deseja matar.

Lançamento de curtas

A programação de cinema em abril no Sesc Rio Preto conta também com a o lançamento dos curtas Meio Metro de Terra e Todo Dia é o Memo Dia, de Alexandre Estevanato. Será no dia 26, às 14 horas, com entrada gratuita.

Sobre o Sesc São Paulo

Com 77 anos de atuação, o Sesc – Serviço Social do Comércio conta com uma rede de 40 unidades operacionais no estado de São Paulo e desenvolve ações com o objetivo de promover bem-estar e qualidade de vida aos trabalhadores do comércio, serviços, turismo e para toda a sociedade. Mantido pelos empresários do setor, o Sesc é uma entidade privada que atua nas dimensões físico-esportiva, meio ambiente, saúde, odontologia, turismo social, artes, alimentação e segurança alimentar, inclusão, diversidade e cidadania. As iniciativas da instituição partem das perspectivas cultural e educativa voltadas para todas as faixas etárias, com o objetivo de contribuir para experiências mais duradouras e significativas. São atendidas nas unidades do estado de São Paulo cerca de 30 milhões de pessoas por ano. Hoje, aproximadamente 50 organizações nacionais e internacionais do campo das artes, esportes, cultura, saúde, meio ambiente, turismo, serviço social e direitos humanos contam com representantes do Sesc São Paulo em suas instâncias consultivas e deliberativas. Mais informações em www.sescsp.org.br/pt/sobre-o-sesc.

Programação de Cinema do Sesc Rio Preto em abril:

Mostra – Mulheres em Película

Exibidos em película de 16mm e Super 8, os filmes desta mostra reúnem protagonistas femininas em múltiplos papéis. Todas as sessões serão seguidas de bate-papo.

O Sorriso de Monalisa 
Dir: Mike Newell, EUA, 2002, 119min. Legendado. Em 16mm.

Katharine Watson (Julia Roberts) é uma recém-graduada professora que consegue emprego no conceituado colégio Wellesley, para lecionar aulas de História da Arte. Incomodada com o conservadorismo da sociedade e do próprio colégio em que trabalha, Katharine decide lutar contra estas normas e acaba inspirando suas alunas a enfrentarem os desafios da vida. 
Exibição em projetor 16mm. Após, haverá bate-papo com a crítica de cinema Isabel Wittmann e o produtor, cinéfilo e colecionador de filmes em película e projetores antigos Alex Zen. 

Dia 3, quarta, 20h

Teatro. Grátis. 12 anos. Retirada de ingressos 30 minutos antes

Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=x9jSemuOrwA&t=6s

Desencanto 
Dir: David Lean. Reino Unido, 1945, 86min. Em Super 8 
Laura (Celia Johnson) e Alec (Trevor Howard) se conhecem por acaso em uma estação de trem, quando ele remove um cisco do olho dela. Ele é médico, ela é dona de casa. Ambos são de classe média, têm meia-idade e são razoavelmente felizes em seus casamentos. Em pouco tempo passam a se encontrar todas as quintas-feiras, mas apenas como bons amigos. Gradativamente surge uma paixão mútua e eles continuam a se encontrar regularmente, apesar de saberem que este amor é impossível. 
Exibição no formato Super 8. Após, haverá bate-papo com a crítica de cinema Isabel Wittmann e o produtor, cinéfilo e colecionador de filmes em película e projetores antigos Alex Zen.

Dia 10, quarta, 20h

Teatro. Grátis. 10 anos. Retirada de ingressos 30 minutos antes

Cinepiano: A Mãe, de Pudovkin 

Dir: Vsevolod Pudovkin. União Soviética, 1926, 82 min. Em 16mm.

Com Tony Berchmans, pianista

Nesta apresentação, o pianista Tony Berchmans faz a trilha ao vivo do filme A Mãe, que retrata a participação de uma mãe em uma manifestação operária em solidariedade ao seu filho. Na cidade operária de Sormovo, um ferreiro bêbado e fura-greves é morto acidentalmente por um militante, amigo de seu filho. A viúva, acreditando agir corretamente, ajuda os investigadores, porém, seu filho é preso e ela se arrepende profundamente. Com isso ela participa de uma manifestação revolucionária de solidariedade proletária. 

Exibição em projetor 16mm. Após, haverá bate-papo com o crítico de cinema Paulo Roberto Lustig e o produtor, cinéfilo e colecionador de filmes em película e projetores antigos Alex Zen. 

Dia 17, quarta, 20h 

Teatro. Grátis. Autoclassificação 14 anos. Retirada de ingressos 30 minutos antes 

O Morro dos Ventos Uivantes  

Dir: William Wyler. EUA, 1939, 103min. Em 16mm.

Humilhado por seu irmão de criação, Heathcliff torna-se um homem rico e em busca de vingança. Ao mesmo tempo, porém, o rebelde nutre grande paixão por Cathy, irmã do homem que deseja matar e que, durante os anos em que esteve ausente da Inglaterra, casou-se com o nobre Edgar. 

Exibição em projetor 16mm. Após, haverá bate-papo com o crítico de cinema Paulo Roberto Lustig e o produtor, cinéfilo e colecionador de filmes em película e projetores antigos Alex Zen. 

Dia 23, terça, 20h 

Teatro. Grátis. 16 anos. Retirada de ingressos 30 minutos antes 

Lançamento dos curtas Meio Metro de Terra e Todo Dia é o Memo Dia 

Dir: Alexandre Estevanato. Brasil, 2024, 8 min e 6min. 

Dia 26, sexta, 14h 

Teatro. Grátis. Autoclassificação 12 anos. Retirada de ingressos 30 minutos antes 

Sesc Rio Preto    
Avenida Francisco das Chagas Oliveira, 1.333 

Informações: (17) 3216-9300    
sescsp.org.br    
Facebook e Instagram: /sescriopreto 

YouTube: /sescriopreto   

Horário de funcionamento: terça a sexta, 13h às 22h. Sábados, domingos e feriados, 9h30 às 19h  

FURQUIM

Outras notícias

Site Desenvolvido por
Agência UWEBS Criação de Sites