Saúde

RIO PRETO - PRF e GCM visitam pacientes oncológicos do Hospital da Criança e Maternidade 

RIO PRETO - PRF e GCM visitam pacientes oncológicos do Hospital da Criança e Maternidade 

Ação realizada nesta quinta-feira, 23, no pátio do HCM, marca o Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil, a principal causa de morte por doença na faixa etária de 1 a 19 anos no Brasil

Pacientes do setor de Oncologia Pediátrica do Hospital da Criança e Maternidade (HCM) de Rio Preto participaram do evento “Policiais Contra o Câncer”, que foi realizado nesta quinta-feira (23), das 8h às 11h, no pátio do hospital, em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF). A ação marca o Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil, celebrado todo dia 23 de novembro. O câncer infantil é a principal causa de morte por doença na faixa etária de 1 a 19 anos no Brasil. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), 7.930 casos de câncer infanto-juvenil serão diagnosticados no país apenas neste ano. No HCM são diagnosticados, em média, 50 casos novos por ano.

Com 10 anos de inauguração, o HCM é referência em oncologia pediátrica, entre outros serviços especializados em pediatria e em obstetrícia no Estado de São Paulo. O hospital, que pertence ao complexo hospitalar da Funfarme, reserva 60% dos atendimentos aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), contudo, mensalmente atende percentual muito maior, chegando a 80% do total. O hospital é referência também para pacientes da saúde suplementar (planos de saúde) e particulares.

O setor de Oncologia Pediátrica do HCM conta com atendimento ambulatorial e hospitalar exclusivos para quimioterapia, radioterapia, neurocirurgia oncológica, cirurgia pediátrica oncológica, transplante de medula óssea e cuidados paliativos. Segundo a enfermeira Priscila Sonego Nobre, supervisora de enfermagem do setor de Oncologia Pediátrica do HCM, quanto mais rápido o diagnóstico, melhor o prognóstico e as chances de cura.

“Os tumores mais frequentes na infância e na adolescência são as leucemias, os tumores de sistema nervoso central e os linfomas. Quando a doença é detectada precocemente, a chance de cura pode chegar entre 80% e 85%”, diz.

Policiais Contra o Câncer

O evento “Policiais Contra o Câncer” terá a presença do Grupo de Operações com Cães (GOC) da Guarda Civil Municipal (GCM) de Rio Preto, exposição de viaturas e motocicletas operacionais da PRF e da GCM, além de voluntários customizados com super-heróis. Durante a festividade, haverá distribuição de lanches, oferecidos pela Concessionária Triunfo Transbrasiliana, e de bandanas com o logo da PRF. 

“Será um dia muito especial, em que as crianças serão levadas para conhecer as viaturas e para brincar com os heróis. O objetivo é que as crianças saibam que heróis são todos aqueles que vencem seus próprios desafios”, diz o diretor do HCM, Dr. Antônio Soares.

Tumores mais comuns na infância:

• Leucemia

• Tumor do sistema nervoso central (atinge o cérebro e a medula espinhal)

• Linfomas 

• Neuroblastomas

Outras notícias

Site Desenvolvido por
Agência UWEBS Criação de Sites