Estação Ferroviária de Engenheiro Schmitt, distrito de Rio Preto (Ricardo Boni/MTUR/Divulgação)
Expectativa é que, com a nova classificação, a cidade receba um repasse de R$ 571 mil por ano do Estado para fomento ao turismo
Rio Preto foi classificada pelo governo estadual como Município de Interesse Turístico (MIT). A expectativa é que, agora, a cidade receba do Estado R$ 571 mil por ano para investimentos em turismo.
A lei, de autoria do deputado estadual Itamar Borges (MDB), foi aprovada pela Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) e sancionada no último dia 21 pelo vicegovernador Felício Ramuth (PSD), em exercício no cargo de governador durante viagem de Tarcísio de Freitas (Republicanos) a Israel.
Para o secretário de Desenvolvimento Econômico e Negócios de Turismo, Jorge Luis de Souza, o incentivo ao turismo local vai atrair muitos visitantes.
“Todas as exigências foram cumpridas e aguardávamos esse reconhecimento para que receber novos aportes de recursos no turismo. Os recursos vão aquecer a economia da região e gerar novos empregos para a população”, afirmou.
Ao todo, São Paulo conta com 140 MITs e 70 estâncias turísticas que recebem repasses do Fundo de Melhoria dos Municípios Turísticos (Fumtur) e aportes financeiros com base na arrecadação de impostos municipais.
As estâncias turísticas recebem um valor de repasse maior em comparação aos MITs, por serem classificadas como destinos turísticos já consolidados.
Para que a cidade receba uma dessas classificações:
é necessário que um deputado apresente à Alesp um projeto de lei, que deve acompanhar estudos da demanda turística da região, inventário feito pelo prefeito de atrativos turísticos do município, dos equipamentos e serviços turísticos e da infraestrutura de apoio à área. (Fonte: Diário da Região)