(Foto: Divulgação)
Uma decisão judicial determinou a liberação do adolescente
Na noite de sexta-feira, 29, na Avenida Severino Sichieri, centro de Severínia-SP, a Guarda Civil Municipal (GCM) deteve "J.L.C.D.", um estudante de 15 anos, por ato infracional análogo ao tráfico de entorpecentes.
Durante patrulhamento, os GCMs Julio Cesar, Flavio, e Paulo Cesar Serra, avistaram uma aglomeração suspeita na Praça São Francisco. Ao abordarem o grupo, encontraram com "J.L.C.D." 34 porções de substância semelhante ao crack e R$ 70,00 em dinheiro. O adolescente confessou à equipe que comercializava o crack no local a R$ 20,00 cada porção, admitindo que o dinheiro era proveniente da venda de drogas.
Após a detenção, "J.L.C.D." foi levado à sua residência para informar seu genitor sobre o ocorrido, seguido pelo encaminhamento ao plantão policial. Diante da gravidade dos fatos e sua repercussão social, a autoridade policial deliberou pela não liberação do adolescente ao seu representante legal, seguindo o procedimento legal para atos infracionais graves.
Contudo, uma reviravolta no caso ocorreu no dia seguinte, 30 de março. Com base em uma decisão judicial, que determinou a liberação de "J.L.C.D.", o adolescente foi entregue ao seu genitor.
Este incidente ressalta a importância da vigilância constante contra o tráfico de drogas e a eficácia da atuação policial na proteção da comunidade e no cumprimento da lei, mesmo que a lei pareça branda de mais, mesmo em crimes confessos.