Superando a cada ano o fluxo de turistas da cidade, a Estância Turística de Olímpia registra mais uma vez recorde de visitação, se consolidando ainda mais como um dos destinos turísticos mais procurados do país.
Em 2023, a ocupação hoteleira ultrapassou 4,8 milhões de turistas.
O resultado apresenta um crescimento de quase 40% em comparação com a visitação de 2022. Os dados foram divulgados, nesta quinta-feira (11), pelo Boletim Anual de Ocupação, elaborado pelo ORTE – Observatório Regional de Turismo e Eventos de Olímpia, com supervisão da secretaria de Turismo e Cultura.
Assim como em 2022, o levantamento apresenta o total consolidado pelas pesquisas de ocupação realizadas, ao longo do ano, junto aos meios de hospedagem (hotéis, resorts, pousadas), somados ainda à estimativa apresentada pelos imóveis de temporada cadastrados pelo município no RHC – Registro de Hospedagem Caseira.
Desta forma, os números saltaram de 3,5 milhões, em 2022, para 4,8 milhões, em 2023. Outro destaque do último ano é que todos os meses apresentaram crescimento na ocupação em relação a 2022, sendo os meses de maior fluxo de ocupação, Janeiro (666.200 turistas), Julho (447.314), Novembro (437.070) e Dezembro (414.393), considerados períodos de alta temporada, tendo em vista as férias escolares, quando aumentam a procura por viagens.
Vale acrescentar também que a visitação da cidade tende a ser ainda maior que os números compilados, uma vez que as pesquisas se baseiam na ocupação hoteleira, sem considerar os visitantes day use, que não utilizam os meios de hospedagem.
“Olímpia tem alcançado um patamar de destaque no cenário turístico nacional e os números comprovam este desempenho positivo, que deve ampliar ainda mais nos próximos anos com a implantação do aeroporto internacional. A cidade é o 2º maior polo hoteleiro de todo o Estado de São Paulo e um dos maiores do Brasil, sendo o turismo responsável por mais de 60% da economia local, impactando na geração de emprego e renda não só da cidade, mas de toda a região. Tivemos um salto significativo no último ano, com aumento no fluxo de visitação em todos os meses. Por isso, temos investido em obras estruturantes para atender essa demanda cada vez mais crescente, pensando no futuro e na realidade que a cidade já vive, a fim de promover o desenvolvimento planejado para oferecer mais qualidade para a população e os visitantes”, analisou o prefeito de Olímpia, Fernando Cunha.